quinta-feira, 14 de abril de 2011

wind of change (Panflute)


---
Alvaro de Campos (F. Pessoa) . Ali não havia...

Ali não havia eletricidade. 
   Por isso foi à luz de uma vela mortiça
   Que li, inserto na cama,
   O que estava à mão para ler —
   A Bíblia, em português (coisa curiosa), feita para protestantes.
   E reli a "Primeira Epístola aos Coríntios".
   Em torno de mim o sossego excessivo de noite de província
   Fazia um grande barulho ao contrário,
   Dava-me uma tendência do choro para a desolação.
   A "Primeira Epístola aos Coríntios" ...
   Relia-a à luz de uma vela subitamente antiquíssima,
   E um grande mar de emoção ouvia-se dentro de mim...
   Sou nada...
   Sou uma ficção...
   Que ando eu a querer de mim ou de tudo neste mundo?
   "Se eu não tivesse a caridade."
   E a soberana luz manda, e do alto dos séculos,
   A grande mensagem com que a alma é livre...
   "Se eu não tivesse a caridade..."
   Meu Deus, e eu que não tenho a caridade! ...


Sem comentários:

Enviar um comentário